Publicado em: 10/06/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:30

Dentre ações de todo o Brasil, projeto de audiobooks é escolhido para inspirar educadores

EDUCAÇÃO - Em Votuporanga, a assessora de orientação educacional de Itanhaém ministrou oficina onde apresentou as etapas do ‘Gostar de ler - Escritores em ação – Audiolivros’

O projeto ‘Gostar de ler - Escritores em ação – Audiolivros’ tem como intuito promover a criatividade, o lúdico e o protagonismo juvenil

‘Sacadas de Professor’ reuniu educadores idealizadores de projetos reconhecidos no Brasil em um evento de formação presencial gratuita em Votuporanga. Quatro profissionais da área da educação, um deles de Itanhaém, foram escolhidos para ministrar oficinas com o intuito de capacitar e inspirar outros professores. A convidada foi a assessora de orientação educacional, Alessandra Aparecida Sales Cavalcante, co-criadora do projeto ‘Gostar de ler – Escritores em ação – Audiolivros’, desenvolvido na Escola Municipal Professora Maria Aparecida Soares Amêndola.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

O projeto ‘Sacadas de Professor’ é uma plataforma de formação continuada que foi elaborada para motivar e qualificar educadores de diferentes partes do País. “Essa oportunidade me deixou muito feliz, me senti lisonjeada de ser lembrada e o projeto ganhar esta notoriedade. Muito mais do que isso é saber que projetos como este podem servir de modelos, paradigmas de inspiração para outras escolas e saber que o processo de criação não é algo que exige gastos, a não ser o gasto de energia e a troca de experiências positivas”, conta Alessandra Cavalcante.

O projeto ‘Gostar de ler – Escritores em ação – Audiolivros’ tem como intuito promover a criatividade, o lúdico e o protagonismo juvenil. As histórias escritas pelos alunos saíram do papel, ganharam voz e vida para alcançar estudantes com deficiência da Rede Municipal de Ensino.

Escolas usam plataforma do Google para avaliação; alunos aprovam tecnologia
Alunos criam contos e usam suas vozes para dar vida às histórias a quem não enxerga

O auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) foi o local escolhido para a oficina ministrada pela assessora de orientação educacional, Alessandra Aparecida Sales Cavalcante, que mostrou desde a sua criação, interação dos alunos até o resultado final do projeto de audiobooks, quando o trabalho foi apresentado aos estudantes com deficiência das escolas municipais.

O evento contou com a presença de mais 32 municípios. Lá estiveram presentes professores e gestores. Foram realizadas dinâmicas de sensibilização, empatia e atividades, como produção de histórias com narração e a criação de sonoplastia.

Palavras-chave: , , , , , ,