Publicado em: 24/07/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:28

Aprendizado do Futuro recebe prêmio nacional por inovação na Educação

PROGRAMA - Projetos da Prefeitura que utilizam a tecnologia como forma de aprendizado e inclusão na sala de aula foram destaques entre as cidades brasileiras

Prêmio é o reconhecimento pelo sucesso das ações educacionais na rede municipal de ensino

Símbolo de política educacional inovadora, que levou a tecnologia para a sala de aula, integrando alunos e professores no mundo digital, o programa Aprendizado do Futuro recebeu, na última segunda-feira (22), o Prêmio InovaCidade 2019.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter , no Youtube e no Flickr

A premiação é considerada uma das maiores do País na área de inovação tecnológica em políticas públicas, e foi entregue ao prefeito Marco Aurélio Gomes durante a 7ª edição do Smart City Business Brazil Congress & Expo, na capital paulista.

“Esse prêmio representa o reconhecimento e a consolidação de uma política pública educacional que deu certo. Hoje a nossa cidade tem índices na Educação acima da média nacional. Vamos continuar trabalhando para manter e ampliar a qualidade de ensino que oferecemos aos nossos alunos”, comemorou o prefeito.

Itanhaém dividiu o palco do Prêmio InovaCidade com capitais como Curitiba, Vitória, Porto Alegre e Porto Velho. O evento contou com a presença do prefeito de São Paulo, Bruno Covas; do vice-ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Júlio Semeghini; da secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen da Silva, entre outros.

Novos Monitores Interativos vão ajudar na educação dos alunos com deficiência

Prefeitura lança programa voltado à tecnologia e as ações inovadoras nesta quinta

Os projetos do Aprendizado do Futuro

ROBÓTICA SUSTENTÁVEL

Pensando fora da caixinha. Professores e alunos desenvolvem projetos com materiais recicláveis nas aulas de robótica ao transformar a teoria em práticas sustentáveis. Softwares avançados e objetos recicláveis apresentam soluções conscientes para diminuir os impactos causados ao meio ambiente. Além disso, os alunos são estimulados a trabalhar o cognitivo, a percepção, a memória e o raciocínio lógico.

Desde o início, em 2013, os trabalhos selecionados são exibidos na Mostra de Robótica, sempre no fim do semestre. “A robótica sustentável tem compartilhado conhecimento com os estudantes de forma prazerosa, atrelando as atividades às disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, Geografia e História”, ressalta a coordenadora da Informática Educacional, Soraya Rodrigues Sales. “Começamos com os alunos dos 6º aos 9º anos, mas ampliamos para os 4º e 5º anos”.

GOOGLE FOR EDUCATION

Um conjunto de ferramentas didáticas que conecta professores e alunos passa a fazer parte da Rede Municipal de Ensino. As inovações pedagógicas vêm por meio de uma parceria entre Prefeitura de Itanhaém e a plataforma Google for Education, elaborada especialmente para estimular a criatividade dentro e fora do espaço escolar. O investimento torna o Município pioneiro na Baixada Santista ao selar com o Google o compromisso de investir em um novo modelo de ensino.

AUDIOBOOKS

Eles não veem, eles ouvem. No projeto desenvolvido em Itanhaém, estudantes gravam livros para colegas com deficiência visual. “Os alunos construíram uma relação de protagonismo com o projeto, uma vez que suas vozes foram gravadas e as histórias produzidas por eles”, ressalta a assessora de Orientação Educacional e idealizado do projeto, Alessandra A. Sales Cavalcante. Até que os audiolivros sejam concluídos, os alunos são responsáveis por todas as etapas: desde a elaboração da história, produção textual até o trabalho de sonoplastia e efeitos especiais (som de trovão e porta batendo).

Palavras-chave: , , , ,