Publicado em: 02/09/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:27

Centro Ambiental apresenta a estudantes curiosidades sobre o ecossistema

VISITAÇÃO - Trata-se de um espaço educacional dedicado a inserir jovens no contexto ambiental

Objetivo é aproximar as pessoas de temas ecológicos, mostrando-lhes que pequenas atitudes podem ser grandes mudanças no futuro

A vivência é sempre a melhor maneira de estimular e despertar o interesse dos jovens sobre flora e fauna, além de curiosidades envolvendo o ecossistema. Sabendo disso, o Centro de Pesquisa e Educação Ambiental recorreu a uma dinâmica divertida para chamar a atenção de alunos e professores da Rede Municipal de Ensino para questões ligadas ao meio ambiente e sua preservação. As visitas ao espaço ocorrem às segundas, quartas e sextas, até dezembro, e são guiadas por monitores.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

O Centro é um espaço educacional dedicado a inserir jovens no contexto ambiental. Por meio de exposições, dinâmicas e discussões com monitores capacitados, o objetivo é aproximar as pessoas das temáticas, mostrando-lhes que pequenas atitudes podem ser grandes mudanças no futuro.

Prefeitura mantém um viveiro para doações de mudas de árvores nativas
Professores da rede municipal recebem formação sobre preservação ambiental

A preservação do meio ambiente é motivo de preocupação de todos. Segundo o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Ruy Santos, o espaço é importante porque trabalha questões que vão influenciar na leitura de mundo desses alunos. “A visitação das escolas no centro de educação ambiental é de extrema importância para despertar uma nova consciência, que passa a ser mais real quando as vivenciamos”.

Entre os vários recursos estão uma biblioteca, aparatos multimídia, uma farmácia viva – com ervas medicinais na qual as pessoas poderão exercitar os sentidos como tato e audição – programas de reciclagem e compostagem, além da sala de biodiversidade: um espaço dedicado aos três biomas da região: marinho, rios e mangues e mata atlântica.

A sala reágua possui diversos cartazes informativos sobre a reutilização da água da chuva e incentiva as pessoas a preservarem este recurso. Para as dinâmicas de grupo e atividades externas, há o espaço teia da vida, um quiosque ao lado de fora do Centro, onde os monitores reúnem os alunos para atividades diversificadas.

Palavras-chave: , , , , , ,