Publicado em: 05/09/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:26

Projeto ensina a estudantes o funcionamento dos poderes Legislativo e Judiciário

CIDADANIA - ‘Conhecendo os Poderes’ levou os alunos da rede municipal à Câmara de Vereadores e ao Fórum de Itanhaém

Os alunos foram parlamentares por um dia em sessão organizada pelos vereadores dr. Alder e Silvinho Investigador

A primeira edição do Projeto ‘Conhecendo os Poderes’ proporcionou aos estudantes do 7º ano da Escola Municipal Silvia Regina Schiavon Marasca uma visita à Câmara Municipal e ao Fórum da Comarca de Itanhaém.  A turma conheceu de perto o trabalho do Legislativo e do Judiciário, o objetivo é trabalhar a cidadania dos estudantes com as visitas monitoradas.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, Facebook e no Twitter

O projeto é resultado de uma parceria firmada entre Legislativo e Judiciário, com o apoio da Prefeitura. “É fundamental que os cidadãos saibam como funcionam os Poderes da República. Como é o dia a dia da Câmara e do Fórum. Buscar esse conhecimento ajuda a formar cidadãos conscientes, que sabem como funcionam as instituições e isso fortalece a nossa democracia”, explica o presidente da Câmara, vereador Hugo Di Lallo.

Além do parlamentar, também são responsáveis pela criação do projeto a diretora do Fórum da Comarca de Itanhaém, a juíza Helen Cristina de Melo Alexandre, e o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Douglas Luiz Rodrigues.

As visitas – A Câmara Municipal foi a primeira parada do passeio. Lá, os estudantes foram recebidos pelos vereadores Silvio Oliveira, o Silvinho Investigador, e Alder Ferreira Valadão, o dr. Alder. Os parlamentares explicaram a função do Poder Legislativo e o papel dos vereadores no Município. “Para nós, vereadores, é importante essa visita para que conheçam a divisão dos poderes e o que representa cada um deles para a sociedade”, disse dr. Alder.

CONFIRA AS FOTOS

“Hoje se discute muito pouco a política e as funções dos poderes, e essa vinda dos alunos na Câmara Municipal é muito importante para passarmos a competência do Poder Legislativo e, de certa forma, incentivar neles o interesse pelo assunto”, falou o vereador Silvinho.

Os vereadores organizaram uma “sessão” da Câmara onde os parlamentares foram os próprios alunos. Dos 21 estudantes presentes, 14 toparam concorrer ao cargo de vereador. A turma escolheu seus dez representantes que ocuparam as cadeiras do plenário. Eles discutiram e votaram um requerimento apresentado por um dos parlamentares mirins.

Com apenas 12 anos, Maria Luisa Estevam Neves gostou da experiência e já sonha com o  futuro na política. Para ela, o momento em que sentou na cadeira do Segundo Secretário teve um gostinho do que é ser vereadora por um dia. “Eu gostei muito porque aprendi o que pode ser feito para ajudar a Cidade a melhorar cada vez mais”, disse.

Alunos criam jogos matemáticos e aprendem a disciplina brincando

Professores da escola Harry Forssel criam projetos de incentivo à leitura

Coordenadora da escola Silvia Regina Schiavon Marasca, Teresinha Aparecida Andrade contou que a turma que participou desta primeira edição do Conhecendo os Poderes foi escolhida  por ser a sala com maior número de estudantes interessados em participar do ‘Câmara Mirim’ – Programa em que serão escolhidos 11 estudantes para participarem das atividades do Legislativo –. “Esses alunos se tornarão multiplicadores, porque vão escrever um projeto sobre o que aprenderam durante a visita e apresentarão para os colegas de outras salas”, disse a

No Fórum de Itanhaém, os alunos foram recepcionados pela juíza Helen Cristina de Melo Alexandre. “Conhecer de perto como é o funcionamento do Poder Judiciário amplia os horizontes desses alunos e, quem sabe futuramente, eles possam atuar na área”, afirmou a magistrada.

Durante a visita, a turma aprendeu sobre o dia a dia do Fórum com a magistrada, um promotor e um advogado, além de também baterem papo com  integrantes das polícias Militar e Civil, que falaram um pouco sobre as suas profissões. “Me senti em um filme”, disse Evelyn Carano, de 12 anos.

Palavras-chave: , , , , , , , , ,