Publicado em: 10/10/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:24

Prefeitura investe na agricultura e moderniza espaço para produtores familiares

INVESTIMENTO - Centro será destinado ao desenvolvimento do setor produtivo e servirá como ponto de referência às 60 famílias de agricultores cadastrados na Cidade

Município recebeu um valor de R$ 125 mil no Prêmio Cidadania no Campo e o dinheiro será utilizado pela Administração Municipal para implantação do CTR

Visando o desenvolvimento econômico relacionado ao setor produtivo do Município, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico montou o Centro Técnico Rural (CTR), que é um espaço destinado à agricultura familiar e servirá como ponto de referência às 60 famílias de produtores rurais cadastrados no Município.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Recentemente, o Município conquistou a 3ª melhor colocação do Estado no desenvolvimento rural sustentável, que recebeu R$ 125 mil no ‘Prêmio Cidadania no Campo’. O recurso será utilizado para equipar a unidade de processamento de produtos vegetais no CTR, e para a modernização da Feira do Produtor, parceira da Associação da Microbacia Hidrográfica do Rio Branco (AMIBRA).

Com alimentos frescos e de qualidade, Feira do Produtor é sucesso aos sábados
Modelo em agricultura sustentável, Itanhaém investe em programas

A Prefeitura fará as adequações necessárias no prédio para receber os equipamentos que agregarão valor à mandioca, batata doce, banana, entre outros. Com o investimento, o CTR será instalado em uma área de 5000 m² e contará com barracão para abrigo de maquinários e implementos, microagroindústria para processamento de alimentos, sala para capacitação de agricultores, escritórios, cozinha, banheiros, plots demonstrativos de novas tecnologias e farmácia viva.

Para que o agricultor amplie seus conhecimentos serão oferecidos cursos gratuitos de capacitação, em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, com certificado. No local também serão trabalhos ações de educação ambiental junto aos alunos das redes de ensino municipal, estadual e privado.

O ambiente contará com dois engenheiros agrônomos, um técnico agropecuário, dois auxiliares administrativos, maquinários e equipamentos de apoio ao agricultor familiar, Haverá ainda atendimento médico, com estrutura básica para que um profissional clínico faça o acompanhamento da saúde da comunidade, em parceria com a Secretaria de Saúde.

“É visível o crescimento do setor produtivo agrícola de Itanhaém. Esta estrutura na área rural irá alavancar mais ainda o setor agropecuário da Cidade, com maior eficiência na assistência técnica nas suas metas de logísticas de produção e segurança alimentar, além de fomentar o processamento de produtos da agricultura local, como estratégias de desenvolvimento e sustentabilidade do setor,” conclui o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eliseu Braga Chagas.

HISTÓRICO

Em 2005 foi implantado o Departamento de Agricultura que, desde então, mantém convênio com o Estado (CATI/CDRS). O apoio técnico e de orientação aos agricultores promove um novo ânimo no campo, e onde só se produzia banana, observa-se o início do cultivo de palmito, verduras e legumes.

Em 2007 foi implantado o Banco de Alimentos Municipal, órgão que trabalha com a coleta de hortifruti de sacolões e mercados para a redistribuição às famílias cadastradas, visando a segurança alimentar.

Em 2008, com a implantação do PAA Municipal, os agricultores familiares locais são contemplados e têm seus produtos destinados à alimentação dos alunos e pessoas assistidas pelo PAA e PNAE. Os alimentos frescos, vindos dos campos, enriquecem o prato dos mais de 19 mil alunos da rede.

FEIRA DO PRODUTOR

Em 2009 foi criada a Feira do Produtor, onde os agricultores familiares e pescadores são contemplados com estruturas de barracas, balanças, uniformes, calculadoras e caixas para a comercialização de seus produtos direto ao consumidor.

No caso dos agricultores, todos os sábados estão no estacionamento do Paço Municipal, comercializando suas mercadorias.  A feira já se tornou rotina para os moradores do Centro e atração para turistas que visitam o Município.

O sucesso do projeto foi contemplado no ano de 2014 com os prêmios: ‘Prefeito Empreendedor’, Modalidade Compras Governamentais e ‘Prêmio Mário Covas 10ª Edição’ com o projeto ‘Feira da Agricultura Familiar’, além de outro ‘Prefeito Empreendedor’, em 2016, com a alimentação escolar (PNAE), com o projeto PNAE Itanhaém RESOLUÇÃO 30% INCLUSÃO 100%.

Palavras-chave: , , , , , ,