Publicado em: 22/11/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:18

Prefeitura inicia processo licitatório para a construção de canal no Cibratel II

COMBATE A ENCHENTES - Além da Avenida São Paulo, há previsão de construções de canais semelhantes a este nas avenidas Julinha (Califórnia), Europa (Santa Júlia), Tamoios (Tupy) e Brasil (Cibratel II)

Uma solução para minimizar os impactos causados pelas enchentes na Cidade, o primeiro canal extravasor será construído na Avenida São Paulo, no Cibratel II. Ele faz parte do pacote de obras previsto no programa Mais Itanhaém, uma iniciativa da Prefeitura para amenizar os problemas de alagamento que afetam principalmente as regiões do Belas Artes, do Corumbá e do Cibratel I e II, consideradas um dos maiores gargalos em decorrência das fortes chuvas. Após conclusão de licenciamento ambiental, o próximo passo é abrir processo licitatório para a contratação da empresa que será responsável pela construção do canal.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

“Iniciamos a semana com uma grande notícia para Itanhaém. Concluímos o licenciamento ambiental e autorizamos a abertura do procedimento para a contratação da empresa que será responsável pela implantação do nosso primeiro canal extravasor na Avenida São Paulo, uma grande obra de engenharia com capacidade para absorver grande quantidade de água das chuvas e também da maré alta”, ressalta o prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes.

Subterrâneo, o canal escoará eventuais excessos de água acumulada no Rio do Poço para o mar, uma distância de quase 1 km até chegar à praia. Serão seis aduelas instaladas em concreto com 1,5 m de largura e 1,0 m de profundidade, com capacidade de 12 metros cúbicos por segundo (m³/s) de vazão, tornando-se uma válvula de escape para as águas que enchem o Rio do Poço.

Convênio para obras de drenagem urbana amenizará impactos das chuvas
De ponta a ponta, importantes obras são entregues à população

Além da Avenida São Paulo, há previsão de obras semelhantes a esta nas avenidas Julinha (Califórnia), Europa (Santa Julia), Tamoios (Tupy) e Brasil (Cibratel II). Um dos objetivos do projeto é justamente melhorar o trânsito local e facilitar a circulação da população nos períodos chuvosos. A proposta, aliás, contempla conceitos de manejo sustentável das águas de drenagem urbana e do saneamento ambiental. Para isso, um grupo de estudos, motivado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), realizou pesquisas e reuniões com associações de moradores da região.

“O trabalho de drenagem e o de combate às enchentes demonstram a nossa preocupação com a população. As ações estão integradas ao programa Mais Itanhaém, que leva infraestrutura a diversas regiões da Cidade”, conclui o chefe do executivo.

Palavras-chave: , , , , ,