Publicado em: 26/11/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:18

Prefeitura dá continuidade ao desassoreamento do Rio do Poço

ZELADORIA - O objetivo é amenizar os impactos causados pelas chuvas

Com o objetivo de amenizar os impactos causados pelas chuvas, uma equipe da Secretaria de Serviços e Urbanização iniciou o desassoreamento do Rio do Poço (que consiste na retirada de entulhos do fundo do rio). Os trabalhos foram iniciados no Belas Artes e serão finalizados no Gaivota. Para a realização dos serviços, os profissionais usam uma escavadeira hidráulica e dois caminhões trucados basculantes.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Com uma extensão de aproximadamente 14 km, o Rio do Poço nasce na divisa com Peruíbe, corta mais de 30 bairros, e deságua no Rio Itanhaém. É o mais extenso de toda Bacia Hidrográfica da Cidade. Fatores impactantes causam as inundações nos períodos de chuvas, entre eles, as ocupações das margens, lançamentos de efluentes (produtos líquidos ou gasosos produzidos por indústrias ou resultante dos esgotos domésticos urbanos), travessias com passagens tubulares, disposição incorreta de lixo, dentre outros problemas.

A Prefeitura Municipal faz um alerta à população para que não jogue lixos nas ruas, porque eles são levados às bocas de lobo, bueiros e galerias pluviais, e, consequentemente, vão parar diretamente nos rios, causando sua obstrução. Além do desassoreamento, outras intervenções foram realizadas pelas equipes da pasta no Guapiranga.

Maior pacote de obras de pavimentação chega à região do América e mais 11 bairros
Maior ação de saneamento e infraestrutura é levada ao Suarão e Jardim Suarão

GUAPIRANGA

Na Rua Augusto Pereira de Araújo foram construídas caixas de inspeção para limpeza das galerias pluviais. O objetivo é manter desobstruídas as  passagens subterrâneas de águas das chuvas para evitar as enchentes, e para que o escoamento seja mais eficiente. Já a Praça, localizada na Avenida Orlando Diz, recebeu limpeza e pintura. O local é bastante frequentado pela comunidade da região.

As Ruas Paulo Leandro de Lima e Professor Leonor Soares da Silva receberam serviços de roçada e capinação manual. A tarefa é importante para garantir as vias limpas e evitar a proliferação de mosquitos e pragas. Na Rua Vereador João Bechir foi feito o nivelamento de lajotas. A ação é essencial porque melhora a trafegabilidade do local, tanto para motoristas como para pedestres, mesmo em períodos chuvosos.

Palavras-chave: , , , , , , ,