Publicado em: 19/02/2020 - Última modificação: 16/11/2020 - 10:34

Folia consciente: campanha de prevenção à ISTs acontece no Carnaval

ORIENTAÇÕES - Equipe do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais estará percorrendo a Cidade com orientações sobre a prevenção de ISTs e distribuição de insumos

A campanha busca alertar os foliões quanto a ocasionais descuidos que podem comprometer uma vida

A fim de conscientizar a população e prevenir a transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV e AIDS durante o feriado mais animado do Brasil, a equipe do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais estará percorrendo as praias e o Centro da Cidade com orientações sobre a prevenção de ISTs e distribuição de insumos. A ação inicia nesta sexta (21) de Carnaval e vai até segunda-feira (24).

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

“Queremos facilitar o acesso da população ao preservativo, por isso o disponibilizamos em diversos locais da Cidade para alcançar o máximo de foliões possível”, afirma a coordenadora do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, Marinna Ciconetti. A campanha acontece todo ano, porém vale ressaltar que a realização da ação depende das condições climáticas de cada dia.

Carnaval 2020 é em Itanhaém: Escolas e blocos de rua vão animar os foliões
Carnaval da inclusão: público com mobilidade reduzida pode curtir banho de mar

PROGRAMAÇÃO

Na sexta-feira (21), a divulgação sobre prevenção e a distribuição de insumos e orientações gerais serão promovidas em frente ao Banco de Alimentos, na Rua Urcezino Ferreira, na Boca da Barra.

Durante a manhã de sábado (22), domingo (23) e segunda (24), os profissionais do Programa Municipal de IST/Aids irão percorrer os quiosques das praias do Centro, Cibratel, Gaivota, Loty, Praia dos Sonhos e Suarão para distribuir preservativos em comércios que possam disponibilizar para a população em geral.

Nos dias 22 e 23, a equipe também irá trabalhar durante o período noturno. Isso porque o Programa estará presente no primeiro dia do festival Regado a Reggae (sábado) e na Praça Narciso de Andrade no domingo. Durante estas ações, serão fornecidos kits contendo preservativo masculino e panfleto, bem como os profissionais da saúde estarão à disposição para informar a população geral sobre formas de prevenção, importância do uso do preservativo em todas as relações sexuais, sinais e sintomas das ISTs/Aids, importância do diagnóstico precoce do HIV, locais para realização de testes sorológicos para detecção de doenças.

CAMPANHA

A campanha busca alertar os foliões quanto a ocasionais descuidos que podem mudar uma vida, já que relação sexual sem preservativo pode comprometer seriamente a saúde e a qualidade de vida de alguém. Desta forma, o uso do preservativo se faz necessário em todas relações sexuais, pois é a alternativa mais eficaz e segura na prevenção a ISTs.

Palavras-chave: , , , , , , ,