Publicado em: 04/03/2020 - Última modificação: 16/11/2020 - 10:34

Audiência Pública da Saúde presta esclarecimentos do 3º quadrimestre de 2019

PROCEDIMENTOS - Encontro apresentou o trabalho realizado pela pasta no período que corresponde aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro

O encontro reuniu munícipes e profissionais da área no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE)

Prestar contas das ações, procedimentos e gastos da Secretaria de Saúde referentes ao último quadrimestre de 2019. Este foi o objetivo da Audiência Pública da Saúde, que aconteceu na última sexta-feira (28) para apresentar o trabalho realizado pela pasta no período que corresponde aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro. Conduzido pelo Dr. Maurício Rangel Torres, o encontro reuniu munícipes e profissionais da área no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE), no Centro.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Confira as fotos

“É importante que a população tenha acesso às atividades e planejamentos da Saúde no Município para manter a transparência entre Prefeitura e munícipes”, ressaltou o condutor da Audiência, Dr. Maurício Rangel Torres.

A maior incidência de procedimentos veio dos serviços de urgência e emergência, que realizaram 352.588 procedimentos, correspondendo a 45,30% do total realizado pela Secretaria de Saúde. O segundo lugar ficou para os serviços das redes de Atenção Básica e Especializada, que registraram 263.242 procedimentos, 33,82% do total. Já o departamento de Vigilância à Saúde e o Laboratório Municipal apontam para 162.519 procedimentos, correspondendo a 20,88% do total do último quadrimestre de 2019.

Em alerta sobre coronavírus: Prefeitura traça diretrizes para toda a Rede Municipal de Saúde

Entre os dados apontados no encontro, novamente destaca-se uma informação que chama atenção para com o comprometimento dos munícipes: trata-se das faltas em agendamentos de consultas ou exames externos.

Foram 3.705 consultas agendadas para a população de Itanhaém nos últimos meses de 2019. Destas, 843 tiveram ausências. Além disso, entre os 3.659 exames marcados em hospitais de referência, houve 955 ausências. O dado preocupa, pois pode prejudicar futuros agendamentos para o Município já que quanto mais faltas, menos vagas são disponibilizadas.

Na ocasião, houve a apresentação das atividades que aconteceram no período, como as campanhas de setembro amarelo, outubro rosa e outras ações promovidas por todos equipamentos de Saúde de Itanhaém.

Transformando as informações em dados, o Município registrou um total de 88.723 procedimentos na Rede de Atenção Especializada, que compreende os equipamentos de especialidades, como Centro de Especialidades Médicas de Itanhaém (CEMI), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro de Infectologia de Itanhaém (CINI), Centro Especializado em Diabetes (CEDI) e outros.

Já a Rede de Atenção Básica, que abrange as Unidades de Saúde da Família (USFs), realizou 174.519 procedimentos. Enquanto isso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) registrou 67.291 procedimentos e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) realizou 285.297 procedimentos.

Palavras-chave: , , , ,