Publicado em: 05/03/2020 - Última modificação: 16/11/2020 - 10:34

Adote um projeto social sem colocar a mão no bolso: destine parte de seu Imposto de Renda

ENTIDADES - Você pode destinar até 3% do Imposto de Renda para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itanhaém

Ao todo, são 13 diferentes associações que realizam trabalho com os jovens do Município

Você sabia que uma parte do seu Imposto de Renda (IR) poderá ajudar os projetos sociais que beneficiam crianças e adolescentes de Itanhaém? É isso mesmo. Você pode destinar até 3% do IR para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itanhaém. Tudo isso sem pagar nenhum centavo a mais, pois o dinheiro do IR será revertido ao Programa Destinação Criança e não aumentará ou diminuirá o desembolso da pessoa física. Mas fique atento, quem faz a declaração utilizando o desconto simplificado não poderá realizar a ação.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Além de ter o poder de ajudar centenas de crianças e adolescentes atendidas por 13 diferentes entidades, o procedimento é simples e fácil: basta clicar em “Resumo da Declaração” e logo em seguida selecionar “Doações Diretamente na Declaração – ECA”. Após isso, preencher as informações e, por último, ir até o ‘Menu da Declaração’ e escolher a opção “Imprimir DARF – Doações Diretamente na Declaração – ECA”. É importante frisar que o contribuinte também pode escolher diretamente a organização que deseja destinar.

A união faz a força: Boletim apresenta projetos sociais parceiros do Município
Audiência Pública da Saúde presta esclarecimentos do 3º quadrimestre de 2019

Fora do prazo da declaração do imposto de renda, as pessoas físicas também podem destinar 6% do IR direto à conta do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, por meio de depósitos diretamente na conta corrente.

Funciona assim: ao realizar o pagamento bancário, guarde a cópia do recibo do depósito e entre em contato com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Itanhaém (CMDCA). Sendo assim, o CMDCA emitirá um recibo para a comprovação da destinação que deverá ser informada na declaração do ano seguinte. As empresas têm o limite de 1% quando tributadas com base no Lucro Real.

PROJETOS BENEFICIADOS

“Muitas crianças e adolescentes estão mudando suas realidades, ocupando o tempo ocioso em atividades fornecidas pelos projetos. Isso é muito importante, por isso, devemos apoiar, incentivar e colaborar com as entidades. O futuro de nossos jovens depende disso”, explica a coordenadora de Captação de Recursos, Tatiana dos Santos Pereira.

Para conhecer melhor o trabalho de cada associação, confira o Boletim Oficial especial de parcerias da Assistência Social neste link. No Programa Destinação Criança, 13 organizações que realizam um importante trabalho com os jovens do Município podem ser beneficiadas. São elas:

• Associação de Dança de Itanhaém
  • Associação Nordestina e Nortista de Itanhaém (ANNI)
  • Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE)
  • Associação dos Moradores do Conjunto Habitacional do Guapiranga
  • Athenas Rugby
  • Capoeira Coração de Itaíbe
  • Centro de Orientação aos Deficientes de Itanhaém (CODI)
  • Lar dos Franciscanos – Casa da Criança
  • Associação dos Amigos e Moradores de Áreas Verdes de Itanhaém (AAMAVI)
  • Grupo Vida Loty
  • Instituto Believe