Publicado em: 17/03/2020 - Última modificação: 16/11/2020 - 10:34

A prevenção ao coronavírus começa por você: saiba como inibir a transmissão

TODOS CONTRA O VÍRUS - Para evitar a disseminação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda que a população reforce hábitos de higiene pessoal

Altamente transmissível, a doença COVID-19 (conhecida como coronavírus) se tornou uma preocupação mundial. Porém, a prevenção da doença não depende somente das autoridades. Para inibir a disseminação do coronavírus é necessário que cada munícipe se mobilize com cuidados redobrados em casa e principalmente nas ruas. Conheça algumas medidas fundamentais para proteger você e sua família e ainda colaborar com a saúde pública.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

O coronavírus pode ser transmitido muito facilmente por meio de espirro, tosse e contato próximo com pessoas e objetos infectados. A doença se manifesta com sintomas típicos de uma gripe, porém, pode causar problemas mais graves, principalmente nas pessoas com mais idade e naqueles que já possuem diabetes, hipertensão e outras doenças. Desta forma, para evitar a disseminação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda que a população reforce hábitos de higiene pessoal.

Sintomas de coronavírus? Saiba onde encontrar atendimento especializado
Prefeitura anuncia medidas preventivas contra a disseminação do coronavírus

Uma das principais medidas que devem ser adotadas é evitar locais fechados ou com grande aglomeração de pessoas. Além disso, é necessário que todas as pessoas lavem as mãos com água e sabão frequentemente, bem como utilize álcool em gel. Caso não seja possível, é recomendado evitar tocar a boca, nariz e olhos com as mãos.

A população também deve manter pelo menos dois metros de distância de quem esteja tossindo ou espirrando, não compartilhar objetos de uso pessoal e desinfetar com frequência objetos muito tocados. Em caso de tosse ou espirro, é recomendado cobrir a boca e o nariz com um lenço descartável ou com a parte interna do cotovelo. Além disso, segundo o secretário de Saúde do Município, Dr. Fábio Crivellari Miranda, anti-inflamatórios devem ser evitados e consumidos apenas com recomendação médica.

Palavras-chave: , , ,