Publicado em: 19/03/2020 - Última modificação: 16/11/2020 - 10:34

Prefeitura monta tenda para quem apresentar sintomas compatíveis com o coronavírus

ATENDIMENTO - Das 8 às 18 horas, tenda funciona em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA)

Uma equipe formada por médico e enfermeiros atua no local

A fim de evitar a concentração de pessoas em ambientes fechados e intensificar o atendimento a munícipes que apresentam sintomas do coronavírus, a Secretaria de Saúde planejou uma estratégia para realizar a triagem da população: das 8 às 18 horas, uma tenda funciona em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para orientar, triar e atender com mais agilidade os pacientes que apresentarem sintomas do Covid-19.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

No local, uma equipe formada por médico e enfermeiros orienta a população, principalmente integrante do grupo de risco (idosos, doentes crônicos e etc) sobre a importância do isolamento social e das demais ações de prevenção neste momento.

Além disso, a tenda se torna uma alternativa da UPA para não aglomerar muita gente dentro da unidade. Desta maneira, os profissionais realizam a triagem na tenda, baseados nos sintomas, no histórico de viagens e no possível contato do indivíduo com alguém que se enquadre no caso de suspeita da doença.

Em época de pandemia do coronavírus, proteja sua saúde mental; OMS divulga orientações
Sintomas de coronavírus? Saiba onde encontrar atendimento especializado
Prefeitura anuncia medidas preventivas contra a disseminação do coronavírus

Caso a doença seja descartada, a pessoa será dispensada dali mesmo, evitando, assim, sua permanência dentro da UPA. Porém, caso a pessoa seja avaliada como suspeita do coronavírus, os profissionais colocam uma máscara cirúrgica no paciente e o encaminha para a sala de isolamento dentro da unidade para maiores cuidados.

Vale lembrar que o paciente que apresentar sintomas compatíveis com a doença deve primeiramente comparecer a alguma Unidade de Saúde da Família (USF) e posteriormente, caso necessário, até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Atenção, a administração da UPA orienta que os pacientes compareçam a unidade sem acompanhante. Somente é permitido acompanhante em casos de pacientes que necessitem de auxílio de outra pessoa.

Palavras-chave: , , ,