Publicado em: 19/03/2020 - Última modificação: 16/11/2020 - 10:34

Sistema imunológico protegido é arma contra coronavírus

SAÚDE - Boa hidratação e alimentação saudável não evitam o contágio da doença, mas podem ser alternativas para preservar sua saúde

Com a pandemia do coronavírus, garantir a proteção do seu sistema imunológico é essencial para combater a possível chegada do vírus ao seu organismo. Desta forma, alguns cuidados em sua rotina devem ser redobrados neste momento, entre eles, destaca-se boa hidratação e alimentação repleta de vitaminas e propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Vale ressaltar que estas medidas devem estar presentes em todos os momentos, pois a boa alimentação é essencial para uma vida inteira saudável.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Uma boa alimentação e hidratação não evitam o contágio da doença, porém, aliadas a cuidados com a higiene pessoal, podem ser uma alternativa para preservar sua saúde em meio a uma pandemia.

Sintomas de coronavírus? Saiba onde encontrar atendimento especializado
Prefeitura anuncia medidas preventivas contra a disseminação do coronavírus

Microrganismos vivos como Bifidobacterium e Lactobacillos são bactérias que podem trazer benefícios à saúde se administradas em boa quantidade. Isso porque eles estimulam a multiplicação de bactérias benéficas. Estes microrganismos podem se fazer presentes na fórmula de cápsulas, sachês e alimentos como alguns iogurtes.

Além disso, a hidratação é importante, pois a defesa de nosso corpo para microrganismos vindos do trato respiratório é realizada por anticorpos, principalmente por Imunoglobulinas tipo A, que estão presentes na saliva. Desta forma, para o fluxo salivar ser grande, o recomendado é beber bastante água.

Para garantir a proteção do seu sistema imunológico, uma alimentação saudável é essencial. Para isso, fique atento à coloração da alimentação, pois a cor dos alimentos mais saudáveis pode te ajudar a identificá-los. Vegetais verdes escuros, frutas e legumes avermelhados e alaranjados, bem como alimentos arroxeados podem ser fontes de fibra, ferro, ácido fólico, vitamina A e C, antocianina, resveratrol ou possuir propriedades anti-inflamatória, antioxidantes e cardioprotetoras.

Além disso, linhaça, iogurtes naturais, nozes, alho e até mel são alimentos que também colaboram com a proteção de seu sistema imunológico, seja por meio de vitamina A, C e E, ômega 3, fibras ou com propriedades anti-inflamatórias, antioxidante e hipotensora.

Confira alguns exemplos de alimentos:

• Agrião
  • Ameixa