Publicado em: 25/10/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:19

Prefeitura e IBGE se reúnem para planejamento do Censo 2020 em Itanhaém

ESTATÍSTICAS - As informações coletadas do IBGE servirão como base para o fundo de participação dos municípios, que serão utilizadas para atualização dos dados

Durante a reunião foram apresentadas as formas de como serão feitas as coletas dos dados e a metodologia de trabalho pelos recenseadores.

O Governo Municipal sediou na tarde da última quinta-feira (24), uma reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020. O encontro reuniu representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e contou com a participação do vice- prefeito Tiago Cervantes e participação de secretarias municipais, Polícia Militar e representantes da Câmara Municipal.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

O representante e coordenador do Censo Demográfico do IBGE, Heber Henrique Camargo, apresentou na reunião de forma transparente, como vai ser a coleta dos dados e a metodologia de trabalho, com apresentação de mapas que será utilizada pelos recenseadores para chegar ao final de 2020, com todos os dados coletados de domicílios.

Em Itanhaém, serão visitados 71.928 mil domicílios, inclusive as aldeias indígenas. As informações sobre as pessoas em situação de rua não entrarão na pesquisa, pois o Instituto considera como referência, o domicílio permanente do indivíduo. O assunto é estudado pela equipe técnica, porém ainda sem previsão de inclusão no levantamento.

As informações coletadas do Censo 2020 servirão como base para o fundo de participação dos municípios, que é uma das maiores relevâncias da atualização dos dados, e informar como e quando será feito o trabalho em campo, pelas equipes do IBGE. “Temos uma série de problemas como recusa em responder às perguntas, dificuldades de acesso às áreas, seja ela rural, ou por questões de segurança”.

Censo Agropecuário inicia levantamento para mapear atividades na área rural
População de Itanhaém ultrapassa 100 mil habitantes, segundo IBGE

O Censo ou recenseamento demográfico é realizado a cada dez anos, e essa operação é o estudo que permite fazer um retrato extenso e profundo da população brasileira, não só da quantidade de pessoas, do sexo, idade e sim, características socioeconômicas que nacionalmente é uma operação extremamente complexa, pois o território brasileiro possui oito milhões de quilômetros quadrados, 5.570 mil municípios e cerca de 71 milhões de habitantes.

De acordo com vice-prefeito Tiago Cervantes, o Governo Municipal irá trabalhar em conjunto para que os dados coletados pelo IBGE possam ocorrer de forma eficiente. “O trabalho desenvolvido pelo Censo é de suma importância para o nosso Município e para o planejamento público. Será necessária uma participação em parceria com os demais órgãos que facilitarão o trabalho dos recenseadores”, esclarece.

Os trabalhos operacionados pelos agentes do Censo estão programados entre agosto e outro de 2020, e contará com dois postos de coleta, sendo 93 recenseadores, que percorrerão o Município todo, como áreas urbanas e áreas rurais e com 14 supervisores, que serão contratados por meio de processo seletivo a ser divulgado no primeiro semestre.

Palavras-chave: , , , , ,