Publicado em: 02/07/2020 - Última modificação: 16/11/2020 - 10:30

Referência em logística reversa, Itanhaém tem pontos de descarte

PILHAS E BATERIAS - Os materiais possuem substâncias químicas bastante tóxicas, que, em contato com a natureza, podem contaminar rios, córregos, solo e o lençol freático

Os equipamentos estão disponíveis no Centro de Pesquisa e Educação Ambiental. A coleta dos materiais funciona toda quarta-feira, das 8 às 12 horas

Você sabia que o descarte irregular de pilhas e baterias causam sérios problemas de saúde às pessoas e aos animais? Diante disso, a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente elaborou o projeto PilhAção, que tem como objetivo estimular a logística reversa com a instalação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) no  Centro de Pesquisa e Educação Ambiental (CEA), localizado na Rua Dom Sebastião Leme, 195, no Ivoty. A coleta dos materiais funciona toda quarta-feira, das 8 às 12 horas.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook , no Twitter , no Youtube e no Flickr

Confira as imagens no Flickr

As pilhas e baterias possuem substâncias químicas bastante tóxicas, que, em contato com a natureza, podem contaminar rios, córregos, solo e o lençol freático. Após o recebimento dos objetos nos PEVs, o material é destinado de forma adequada, visando minimizar o impacto causado ao meio ambiente. Além disso, o CEA possui coletores de materiais recicláveis como papel, vidro, plástico e metal.

Piloto de Compostagem: O destino correto de resíduos verdes
Prefeitura realiza mapeamento da coruja-buraqueira

Os PEVs ajudam a instituir a logística reversa, já que seu principal objetivo é viabilizar o descarte correto dos materiais pós-consumo, que podem ser reciclados, reutilizados ou ainda, passar por algum tipo de tratamento que possibilite um descarte não nocivo ao meio ambiente. No próximo mês, o projeto PilhAção será levado às escolas municipais para a coleta de pilhas e baterias. O objetivo é despertar a consciência nos alunos motivando-os a participarem da coleta seletiva no Município.

LOGÍSTICA REVERSA

O projeto de logística reversa integra a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que define objetivos e normas relativas à gestão e ao gerenciamento destes resíduos com destinação ambientalmente adequada. O projeto faz um alerta de conscientização que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas e obter um balanço positivo do ecossistema.

COLETA SELETIVA

A coleta seletiva funciona no Município há dez anos e é responsável por recolher e comercializar cerca de 15 toneladas de recicláveis ao mês, realizado pela Cooperativa Coopersol. A Cidade possui o Plano Municipal de Saneamento, e já está em elaboração lei específica de coleta seletiva e logística reversa.

DADOS

Referência em gestão do lixo urbano, os serviços de administração e destinação da coleta do lixo em Itanhaém atendem eficazmente às normas e diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). É o que aponta o Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU), de 2019, fruto de uma cooperação técnica entre o Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (SELUR) e a PricewaterhouseCoopers (PWC). Com 0,709 pontos, a Cidade ficou classificada em segundo lugar entre os nove municípios que compõem a Baixada Santista.

Palavras-chave: , , , , , ,