Publicado em: 19/09/2023 - Última modificação: 19/09/2023 - 16:33

Prevenindo os impactos das chuvas, Prefeitura inicia limpeza do Rio Bicudo

AÇÃO PREVENTIVA - O rio corta bairros bastante populosos e os trabalhos durarão cerca de 30 dias

A Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Serviços e Urbanização, iniciou uma importante ação preventiva contra as enchentes. Foram iniciados os serviços de limpeza do Rio Bicudo, que corta bairros bastante populosos como Belas Artes, Corumbá, Iemanjá, Tanise e Chácara das Tâmaras. Os trabalhos durarão cerca de 30 dias e seguirá a limpeza até a foz, no Rio Itanhaém.

“O Rio Bicudo é importantíssimo por cortar alguns dos bairros mais populosos do Município e com grande comércio, como a região do Belas Artes. Estamos cumprindo nossa programação e depois iremos trabalhar no Rio Campininha e finalizaremos no Rio do Poço, que corta a nossa cidade por mais de 14 km”, explicou o secretário de Serviços e Urbanização, José Renato Costa de Oliva.

Nos últimos dias, uma verdadeira força-tarefa foi realizada nas regiões do Jardim América, Umuarama, Tânise, Iemanjá, Rio do Poço, Guapiranga, Loty, Campos Elíseos e Jardim Coronel. A ação é feita de maneira periódica e preventiva, fundamental para evitar alagamentos em épocas de chuvas.

As equipes realizaram o serviço com a ajuda de uma retroescavadeira para a retirada de entulhos, lama e lixos. O objetivo é desobstruir todo o sistema para melhorar o escoamento das águas e diminuir o impacto causado pelas chuvas.

PONTE NA HARRY FORSSELL – Outra ação fundamental para aumentar a vazão das águas e atenuar os impactos das chuvas foi a construção de uma nova ponte sobre o Rio Bicudo, na Avenida Harry Forssell, no Belas Artes. As obras foram finalizadas em outubro do ano passado e incluíram a demolição da antiga ponte na Avenida Harry Forssell e a construção de uma nova estrutura com a instalação de duas grandes aduelas de 2m x 2m, nova tubulação de drenagem, calçada, guarda-corpo de proteção e sinalização viária.

Palavras-chave: , , ,