Publicado em: 27/10/2023 - Última modificação: 27/10/2023 - 15:25

Saúde realizará ações no Dia Mundial do Diabetes

CUIDADOS - No dia 14 de novembro, na Praça Narciso de Andrade, a Saúde irá oferecer a população diversos serviços para alertar sobre os impactos da doença

A Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Saúde, irá realizar uma série de ações em alusão ao Dia Mundial do Diabetes. A principal delas será realizada no dia 14 de novembro, das 9 às 12 horas, na Praça Narciso de Andrade, onde o Centro Especializado em Diabetes de Itanhaém (CEDI) irá oferecer à população detecção precoce do diabetes, atividades para alerta aos impactos do diabetes e tratamento.

Será oferecido teste de glicemia capilar (dextro), realização de questionário para avaliação de risco do diabetes, aferição da pressão arterial, orientações sobre diabetes e alimentação saudável, teremos a parceria do Centro de Infectologia – CINI com testes rápidos e parceria com a Atenção Básica e Vigilância com a multivacinação (incluindo COVID). Será convidado o grupo CONVIVER e grupos de HIPERDIA para contagiar a celebração com muita música e animação, entre outros serviços.

A ação tem como objetivo aumentar a conscientização sobre o acesso aos cuidados da diabetes, tendo como tema para campanha: Educação para Proteger seu Futuro – Acesso aos Cuidados e Tratamentos do Diabetes.

Além do evento, no dia 06 de novembro, a Secretaria de Saúde realizará um encontro com aproximadamente 120 agentes comunitários de Saúde (ACS) com objetivo de orientar e atualizar as informações sobre educação em diabetes, fluxo de encaminhamento no Município e materiais para técnicas práticas. Os ACS serão agentes multiplicadores para divulgação do evento do Dia Municipal do Diabetes.

DIABETES – É uma doença provocada pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina, que leva a sintomas agudos e a complicações crônicas. Os sintomas mais frequentes são: a sede excessiva, o aumento do volume da urina, o surgimento do hábito de urinar à noite, fadiga, fraqueza, tonturas, visão borrada, aumento de apetite e perda de peso.

CAMPANHA – O círculo azul é o símbolo global da conscientização sobre o Diabetes. Significa a unidade da comunidade global de Diabetes em resposta à epidemia de Diabetes. O circulo representa a união e é um símbolo universal de vida e saúde. O Azul representa a cor do céu que une todas as nações da terra e é também a cor da bandeira das Nações Unidas.

Palavras-chave: , ,