Publicado em: 05/06/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:30

Números atuais: audiência pública da saúde prestou contas à população

ATUALIZAÇÃO - Dentre os diversos números de serviços ofertados, a Secretaria têm se destacado há alguns quadrimestres já a grande quantidade de faltas em consultas e exames

Na audiência são apresentados relatórios da quantidade de procedimentos realizados nos estabelecimentos públicos

A Secretaria Municipal de Saúde realizou mais uma prestação de contas por meio de audiência pública nas dependências da Câmara Municipal, na manhã do último dia 30. Foram apresentadas receitas, despesas e ações realizadas por diversos setores da saúde durante o 1º quadrimestre de 2019, que corresponde aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril. O evento contou com munícipes e profissionais da Secretaria. Abaixo será possível se inteirar dos números declarados.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Confira as fotos

Dentre os diversos números de serviços ofertados, tem se destacado há dois quadrimestres a grande quantidade de faltas em consultas e exames nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME) de Praia Grande e Santos, e no Hospital Guilherme Álvaro. Somados, 912 pacientes de Itanhaém faltaram às consultas e 967 deixaram de comparecer nestes locais para fazer exames. O primeiro apontamento é declarado de um total de 3.595 consultas agendadas e o último de um total de 3.354 exames.

Pode-se afirmar que, em pelo menos 25% dos agendamentos ocorre a ausência do paciente nas referências fora do Município, o que resulta na diminuição das vagas ofertadas. Já na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, foram realizados 298.115 procedimentos no período deste primeiro quadrimestre, número que declara 37.126 atendimentos a mais do que o que foi realizado no quadrimestre anterior, o último do ano passado, sendo que clínico geral (52.432) e pediatria (13.882) foram as maiores buscas.

O trabalho do departamento de Vigilância em Saúde também foi apresentado por meio dos números, que neste quadrimestre visitou 9.121 casas no combate a arboviroses. Ademais, o total de chamadas feitas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) resultou em 54.662 chamadas. Quanto ao Laboratório Municipal foram realizados 144.380 procedimentos, como bioquímica, hormônios, sorologia, urinálise e hematologia.

Vigilância informa égua e filhote disponíveis para adoção; ambos devem ser adotados juntos
Prefeitura abre concurso público para Guarda Civil Municipal; inscrições iniciam dia 12

Audiências como esta são abertas para toda a população, onde são apresentados não somente os relatórios da quantidade de procedimentos realizados nos estabelecimentos públicos, mas também as contas públicas da Secretaria de Saúde. Além do mais, são abordados os investimentos feitos em obras, reformas, aquisição de materiais e insumos. A audiência é prevista pela Lei Federal Complementar Nº 141, de 13 de janeiro de 2012.

As últimas audiências, referentes aos quadrimestres do ano passado, primeirosegundo e terceiro, foram realizadas em maio e setembro do mesmo, respectivamente, e a última em fevereiro deste ano.

Palavras-chave: , , ,