Publicado em: 01/11/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:18

Destaque em ações inclusivas, Itanhaém recebe 10ª Caravana da Inclusão

MAIS ITANHAÉM - Os projetos de educação inclusiva atendem 400 alunos, envolvem 20 professores especializados, 10 intérpretes de Libras e 200 profissionais de apoio

Promover debates sobre temáticas relacionadas à deficiência e inclusão. Este é o objetivo da 10ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania que será realizada na próxima quinta-feira (7), das 9 às 12 horas, no novo auditório da Secretaria de Turismo, localizado na Rua Aécio Mennucci, 281, no Centro. O evento é promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e faz parte do programa Mais Itanhaém.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

A Cidade conta com diversos projetos focados na educação inclusiva, que atendem cerca de 400 alunos. Entre eles, o Atendimento Educacional Especializado (AEE), o projeto Lugar ao Sol, a Equoterapia e o projeto Paradesporto. Além desses, disponibiliza transporte escolar adaptado, 20 professores especializados, 10 intérpretes alfabetizados na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e 200 profissionais de apoio.

“Reunimos no programa Mais Itanhaém uma série de ações com o objetivo de ampliar a qualidade de vida e o bem-estar da população”, afirma o coordenador do programa e vice-prefeito da Cidade, Tiago Cervantes. “E a Caravana vem ao encontro de nossas atividades, para ampliar o planejamento de projetos que garantam a igualdade das pessoas com deficiência”.

Para o prefeito Marco Aurélio Gomes “é uma honra receber a Caravana da Inclusão, pois representa um estímulo para o desenvolvimento de ações que lutam por esta causa. Um dia marcante para a nossa Cidade”. Vale ressaltar que os dados da Cidade podem servir de parâmetro para a implantação de políticas públicas em Itanhaém.

As cidades participantes da Caravana da Inclusão são municípios modelos na atuação de ações inclusivas, já que o intuito é que as atividades possam ser replicadas em outros locais. O evento será liderado pela secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão e conta com o apoio da União dos Vereadores de São Paulo (Uvesp) e da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado.

Justiça do Trabalho doa recursos para entidades sociais
A união faz a força: Boletim apresenta projetos sociais parceiros do Município

QUALIFICAÇÃO

Além das atividades educacionais, o Município trabalha a promoção e o desenvolvimento profissional com a inclusão e a permanência de pessoas com deficiência em postos de emprego coordenados pela Secretaria Municipal de Relações do Trabalho, oferecendo cursos de qualificação técnica e empreendedora, pelo programa ‘Meu Emprego – Trabalho Inclusivo’, do Governo do Estado.

CONSELHO MUNICIPAL

Uma importante ferramenta de participação da sociedade voltada ao segmento da inclusão é o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, que realiza diversas atividades voltadas ao público com deficiência. Por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, a Prefeitura mantém parceria com entidades que promovem diversas ações, como a Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE), a Associação dos Amigos das Pessoas com Deficiência – Receber Doar, Doar E Receber (RDDR) e o Centro de Orientação aos Deficientes de Itanhaém (CODI).

Palavras-chave: , , , , ,