Serviços
acessibilidade



Publicado em: 21/01/2020 - Última modificação: 16/11/2020 - 10:38
[email protected]

Carteira de Trabalho Digital; PAT orienta os trabalhadores a usarem o aplicativo

DOCUMENTO ELETRÔNICO - A pessoa deverá baixar gratuitamente o aplicativo ‘CTPS Digital’ para celulares iOS ou Android



Após instalar o programa, basta seguir as instruções para fazer um cadastro com informações pessoais e profissionais

Compartilhar:

Visando modernizar e facilitar o acesso às informações de registros empregatícios do trabalhador, o Ministério da Economia lançou a Carteira de Trabalho Digital em substituição à CTPS física (caderninho azul). Pensando nisso, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Itanhaém orienta os trabalhadores do Município a substituírem o documento de papel pelo eletrônico. Quem não conseguir instalar o programa ou tiver alguma dificuldade, é só comparecer ao PAT, situado na Avenida Harry Forssell, 1505, no Jardim Sabaúna (rodoviária), de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

A pessoa deverá baixar gratuitamente o aplicativo ‘CTPS Digital’ para celulares (iOS ou Android). Após instalar o programa, é só seguir as instruções para fazer um cadastro com informações pessoais e profissionais. O acesso das informações poderá ser feito também por um computador pelo site gov.br/trabalho.

Regulamentada pela Lei Federal 13.874 de 20 de Setembro de 2019, conhecida como ‘Lei de Liberdade Econômica’, a nova ferramenta possibilita ao trabalhador ter o documento sempre disponível para consulta das ocupações formais que antes ficavam na CTPS impressa, e que agora serão feitas eletronicamente.

 Leia mais
Via Rápida Emprego abre inscrições para cursos de capacitação
Casa do Artesão oferece oficinas de marchetaria, mandalas, cerâmica e lacres

Quem já possui a carteira em papel deverá mantê-la para uma eventual necessidade de comprovação do seu tempo de trabalho anterior. Caso o trabalhador precise dela por razão excepcional, é necessário procurar o Ministério do Trabalho para esclarecimentos. E para o empregador que esteja no E-social, a vantagem é desobrigá-lo a realizar anotações no documento físico.

 Para o secretário da pasta, César Augusto de Souza Ferreira, a implantação da CTPS Digital contribuirá com a desburocratização do serviço público, “é o avanço da tecnologia mais uma vez facilitando a vida das pessoas”.

Confira o passo a passo de como baixar o aplicativo e realizar o cadastro:


Palavras-chave: , , , , ,