Publicado em: 06/07/2022 - Última modificação: 13/07/2022 - 19:42

Itanhaém recebe o título de Capital Cultural do Estado de São Paulo pelo segundo ano consecutivo

RECONHECIMENTO - Cidade é a única no Estado premiada em todas as chamadas públicas

Pelo segundo ano consecutivo Itanhaém destaca-se por ser o único município do Estado de São Paulo premiado em todas as chamadas públicas do programa Juntos Pela Cultura, realizado pela Amigos da Arte e o Governo do Estado de São Paulo. As chamadas garantem no segundo semestre o aquecimento do setor cultural, nas mais diversas linguagens, incluindo atividades como espetáculos, festivais, documentários, formação entre outros.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Com a premiação alcançada, o município destaca-se no segmento cultural do Estado, potencializa os investimentos no setor cultural, e recebe novamente o título de Capital Cultural do Estado de SP. As chamadas garantiram para este ano: o Revelando SP, Capacitação Revelando, Mais gestão, Circuito SP, Cria +, Retomada SP, Arte Urbana SP, Tradição SP e Virada SP.

A novidade ficou por conta do Cria+, que selecionou 10 municípios do Estado com potencial para se tornar Cidade Criativa reconhecida pela Unesco. O Edital prevê uma assessoria na construção do plano do município para concorrer à integração a Rede de Cidades Criativas pelo mundo, juntando-se a cidades como Berlin na Alemanha, Carrara na Itália, Salvador no Brasil, entre outras.

Considerado o maior evento do Estado, a Virada SP, que já ocorreu no município de forma virtual em 2021, com a participação de artistas como Dudu Nobre e Oswaldo Montenegro, acontece neste segundo semestre, de forma presencial, movimentando toda a região.

Outra inovação foi o “Retomada SP”. O Edital que contempla eventos tradicionais nos municípios foi criado com o objetivo de potencializar a retomada dos eventos culturais no período pós-pandemia. Este será o primeiro edital realizado neste ano no município, fortalecendo o tradicional Festival de Inverno de Itanhaém, que acontece entre os dias 15 e 24 de julho, de sexta a domingo, com uma programação repleta de atrações.