Serviços
acessibilidade



Publicado em: 27/02/2025 - Última modificação: 07/03/2025 - 11:12
[email protected]

Gabinete de Leitura recebe relançamento de livro de Benedito Calixto

CULTURA - O relançamento representa um importante resgate da história e identidade de Itanhaém, abordando temas como povoações indígenas, a fundação da vila, tradições culturais, entre outros



Compartilhar:

Gabinete de Leitura José Rosendo recebe, neste sábado (1º), o relançamento do livro “A Vila de Itanhaém”, obra do histórico pintor itanhaense Benedito Calixto de Jesus. Organizado pela editora Noz Editoria e o Gabinete de Leitura, o evento tem início às 15 horas e é aberto ao público. O espaço fica na Praça Carlos Botelho, 149, no Centro.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Como forma de celebrar o resgate da história e da identidade cultural de Itanhaém, o evento contará com uma palestra sobre o processo de edição da obra, um bate-papo com o editor Gustavo Caperutto da Mota, músicas de época tocadas ao vivo por Paulo Bocatto, além da venda de exemplares do livro.

Escrito originalmente em 1895 pelo renomado pintor e historiador Benedito Calixto, “A Vila de Itanhaém” resgata narrativas esquecidas, documentos inéditos e imagens históricas que revelam a formação da cidade de Itanhaém desde os tempos coloniais.

O livro, com 247 páginas e diversas ilustrações do acervo do renomado pintor, é um tributo à sua paixão por preservar a memória local, abordando temas como ocupação e povoações indígenas, a fundação da vila, tradições culturais e religiosas e personalidades marcantes.

A edição ainda traz como novidade a atualização ortográfica do texto, além de oferecer uma pesquisa adicional sobre um documento transcrito por Calixto, o qual demonstra os volumes da antiga biblioteca do Convento.

BENEDITO CALIXTO – Benedito Calixto de Jesus (1853 – 1927) foi um renomado pintor, historiador e fotógrafo brasileiro, reconhecido por suas obras que retratam paisagens, cenas históricas e costeiras do Brasil. Nascido em Itanhaém, Calixto iniciou sua carreira como decorador e fotógrafo antes de se dedicar integralmente à pintura.

Sua obra é marcada pelo rigor técnico e pelo registro de momentos importantes da história brasileira, como a “Fundação de São Vicente” (1900) e os painéis do Mercado Municipal de São Paulo. Destacou-se também por retratar o cotidiano urbano e rural, além de temas religiosos.

Seus trabalhos integram acervos de museus como o Museu Paulista (Ipiranga) e o Museu de Arte Sacra de São Paulo, consolidando-o como uma figura essencial para a cultura e memória visual do Brasil.


Palavras-chave: , , ,