[email protected]
Bombeiros ensinam técnicas de salvamento e primeiros socorros a alunos
FORMAÇÃO - Atividade faz parte da programação do curso, que pretende ir além de apenas ensinar a surfar
Os alunos da Escola de Surfe de Itanhaém tiveram, na quinta-feira (11), uma aula especial sobre salvamento e primeiros socorros com os profissionais do Pelotão de Guarda Vidas do Corpo de Bombeiros, na Praia do Pescador.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter
Os futuros surfistas aprenderam técnicas de resgate e salvamento de afogados e também dicas de segurança no mar. Atividade faz parte da programação da escola, que ensina crianças e adultos muito mais do que a prática do esporte. Durante os quatro primeiros meses da fase do curso de iniciação, os alunos também aprendem sobre a história do surfe e tudo aquilo que está relacionado ao mar, onde o esporte é praticado.
“Essa aula de primeiros socorros é uma das atividades extras que temos. Os alunos também aprendem sobre a importância de preservar o meio ambiente e o local onde vivem, a filosofia e a história do esporte e tudo que está relacionado ao surfe. Não queremos apenas ensinar a surfar, queremos formar cidadãos conscientes”, explica o gestor da Escola de Surfe Weid Ramalho.
Sargento Cemin e cabo Zambroti eram dois dos bombeiros que participavam da aula de formação. Para eles, a atividade é de extrema importância, pois ajudam a formar jovens com conhecimentos sobre a segurança no mar e também multiplicar essas informações.
“O que estamos fazendo hoje com essas crianças é plantar uma sementinha porque no futuro eles serão pessoas conscientes sobre os riscos dos abusos na praia e também saberão como agir em uma situação de risco e salvamento. Todo esse conhecimento eles repassarão para os pais e amiguinhos e carregarão pelo resto da vida. E isso não tem preço”, explica o cabo Zambroti.
Leia mais
Prefeitura abre inscrições para Circuito Itanhaense de Surf
Praia dos Pescadores é palco de aulas de surfe. Participe
Renata Ferreira acompanha o filho Gabriel, de 8 anos, em todas as aulas da Escola de Surfe. Ela conta que a atividade está fazendo muito bem para o garoto. “Desde que começou aqui na escolinha ele melhorou o equilíbrio, perdeu um pouco da timidez, ficou mais disciplinado e nunca mais teve crises asmáticas”, comemora a mamãe.
O prefeito Marco Aurélio Gomes e seu vice Tiago Cervantes participaram da aula especial, que contou com o anuncio da liberação de recursos para a compra de equipamentos novos para a Escola de Surfe.
O Secretário adjunto de Esportes, José Roberto Pereira Nascimento, adiantou que, com as novas aquisições de pranchas e uniformes, a Administração Municipal abrirá mais um núcleo da Escola de Surfe na Praia do Suarão. “Hoje atendemos 50 alunos em dois períodos, queremos dobrar esse número”, adiantou.
Palavras-chave: aula, bombeiros, escola, escolinha, primeiros socorros, surfe
Mais Notícias
-
21/06/2022
Vacinação contra Influenza A (H1N1) para população geral já acontece em Itanhaém -
21/11/2024
Confira as sessões de cinema do Pontos Mis para novembro -
19/11/2024
Celebrando a Consciência Negra: uma jornada de Educação e Empoderamento nas Escolas Municipais -
19/11/2024
Itanhaém conquista Prêmio de Boas Práticas por evitar a transmissão vertical da Sífilis -
19/11/2024
ETEC de Itanhaém está com inscrições abertas para vestibulinho 2025 -
19/11/2024
Prefeitura inicia obras de drenagem e novo asfalto na Avenida João Batista Leal