Publicado em: 05/12/2023 - Última modificação: 12/12/2023 - 21:50

Prefeitura prioriza investimentos em segurança pública de Itanhaém

SEGURANÇA - A Prefeitura já realizou a compra de novos equipamentos, treinamentos da GCM, viaturas, aumento do efetivo, novo COI e a base da ROMU

Segurança tem sido uma área prioritária na Cidade de Itanhaém. E grandes investimentos estão sendo feito por parte da Prefeitura. Desde 2021, a Prefeitura já realizou a compra de novos equipamentos, treinamentos da GCM, viaturas, aumento do efetivo, novo COI e a base da ROMU, entre outras ações.

Na última segunda-feira (4), o prefeito Tiago Cervantes esteve na Capital para assinar mais um recurso. Dessa vez é a compra de uma nova viatura para Guarda Civil Municipal, em uma parceria fruto de uma emenda parlamentar do Deputado Estadual Capitão Telhada.

“A Prefeitura está fazendo a sua parte no combate à violência e tem cobrado do Governo Estadual para reforço na estrutura das polícias, bem como o aumento do efetivo”, destacou o prefeito Tiago Cervantes.

INVESTIMENTOS – Desde 2021, a Prefeitura de Itanhaém fortaleceu os investimentos na segurança pública. Dentre as ações, a instalação de 1.068 novas câmeras de monitoramento localizadas em pontos estratégicos e controladas pelo Centro de Operações e Inteligência (COI), que foi modernizado e entregue em abril deste ano, em um espaço mais estruturado e amplo.

No total, Itanhaém possui 1.141 câmeras, sendo 26 delas são do modelo OCR (que realizam a leitura de placas de automotores e identificam veículos roubados), 21 da tecnologia Speed Dome, que permite a filmagem de locais amplos, com rotação de até 360º e 333 são modelos fixos. Outras 761 estão instaladas em prédios públicos, entre eles, as escolas municipais.

Em 2021 e 2022, o efetivo da Guarda Civil Municipal ganhou o reforço de 50 novos agentes, no total. A corporação teve o seu armamento ampliado e modernizado, bem como a frota com 10 novas viaturas. Dois veículos foram caracterizados e cedidos para uso da Polícia Militar. A GCM também realizou de forma inédita um concurso para progressão de carreira.

A Administração Municipal implementou em abril de 2023 a ROMU, uma divisão especializada que atua de forma ostensiva e exerce policiamento preventivo. A ROMU também ganhou uma nova base no Gaivota. No mesmo bairro, foi instalada uma Inspetoria Regional, com o objetivo de descentralizar a GCM, mantendo-a contínua no bairro, além de aproximar a corporação da comunidade.

Em novembro deste ano, a Cidade deu início ao programa Ilumina Itanhaém. Os mais de 28 mil pontos de iluminação pública terão substituídas as atuais luminárias por lâmpadas da tecnologia LED. A iniciativa é fruto da primeira Parceria Público-Privada (PPP) do setor na Baixada Santista.

Palavras-chave: , , , ,