Publicado em: 04/01/2024 - Última modificação: 04/01/2024 - 20:12

Romu realiza 56 prisões, recupera 50 veículos e apreende milhares de entorpecentes em 2023

SEGURANÇA - A Prefeitura já investiu na compra de novos equipamentos, treinamentos da GCM, viaturas, aumento do efetivo, novo COI e a base da ROMU

Em seu primeiro ano de efetividade, a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) realizou um intenso trabalho de policiamento preventivo em prol da segurança pública de Itanhaém. Apenas em 2023, foram realizadas 56 prisões, recuperados 50 veículos e 3 celulares que haviam sido furtados ou roubados e capturadas 13 pessoas procuradas, além de apreendido quatro armas, quatro rádios comunicadores e três veículos clonados.

Outra importante ação da ROMU foi apreensão de milhares de entorpecentes ao longo do ano: 4.489 papelotes de cocaína, 2.452 pedras de crack, 2.080 porções de maconha, 357 porções de skank, 159 frascos de lança-pefume, 144 porções de K2, 50 porções de haxixe, 16 comprimidos de ecstasy e 7 porções de K9, além de 3.084 reais em espécie nas mãos de criminosos. A corporação ainda realizou o salvamento de vítima de afogamento e combateu incêndio em área residencial.

“Este primeiro o ano foi um trabalho intenso e primoroso graças aos nossos valorosos membros desta divisão especializada, que faz parte da Guarda Civil Municipal. A Prefeitura está fazendo a sua parte no combate à violência, assim como tem buscado junto ao Governo Estadual o reforço da estrutura das polícias, bem como o aumento do efetivo”, destacou o comandante da Guarda Civil Municipal de Itanhaém (GCM), Antônio Carlos da Silva.

A Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) foi implementada pela Prefeitura de Itanhaém em abril de 2023, sendo uma divisão especializada da GCM que atua de forma ostensiva e exerce policiamento preventivo. A ROMU também ganhou uma nova base no Gaivota.

INVESTIMENTOS – Nesta quinta-feira (4), a Prefeitura entregou mais um importante reforço para a segurança pública: 12ª viatura para a GCM. O novo veículo será utilizado para o transporte da tropa e atendimento à população. A parceria foi fruto de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Alexandre Leite.

Desde 2021, a Prefeitura de Itanhaém fortaleceu os investimentos na segurança pública. Dentre as ações, a instalação de 1.068 novas câmeras de monitoramento localizadas em pontos estratégicos e controladas pelo Centro de Operações e Inteligência (COI), que foi modernizado e entregue em abril deste ano, em um espaço mais estruturado e amplo.

No total, Itanhaém possui 1.141 câmeras, sendo 26 delas são do modelo OCR (que realizam a leitura de placas de automotores e identificam veículos roubados), 21 da tecnologia Speed Dome, que permite a filmagem de locais amplos, com rotação de até 360º e 333 são modelos fixos. Outras 761 estão instaladas em prédios públicos, entre eles, as escolas municipais.

Em 2021 e 2022, o efetivo da Guarda Civil Municipal ganhou o reforço de 50 novos agentes, no total. A corporação teve o seu armamento ampliado e modernizado, além da frota com 12 novas viaturas. Dois veículos foram caracterizados e cedidos para uso da Polícia Militar. A GCM também realizou de forma inédita um concurso para progressão de carreira.

No Gaivota, foi instalada uma Inspetoria Regional, com o objetivo de descentralizar a GCM, mantendo-a contínua no bairro, além de aproximar a corporação da comunidade.

Em novembro de 2023, a Cidade deu início ao programa Ilumina Itanhaém. Os mais de 28 mil pontos de iluminação pública terão substituídas as atuais luminárias por lâmpadas da tecnologia LED. A iniciativa é fruto da primeira Parceria Público-Privada (PPP) do setor na Baixada Santista.

Palavras-chave: , , , ,